Páginas

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Assuntos polêmicos!

Assim como tenho percebido em casa e também lido em blog de amigos que estão passando pelo mesmo sufoco, crianças na faxa etária de 2 a 4 anos dão muito trabalho. É uma fase de descobertas em que aprendem bastante, mas também que fazem bastante birra, são bem teimosos e desobedientes.Isso mesmo quando é apenas um, então já sabem o trabalhão que é duplicar, triplicar o ou quadriplicar isso.

Aproveito então para lançar umas perguntinhas talvez polêmicas mas que a tempos me instigam:Como explicar tanta diferença de conduta se os quatro recebem a mesma educação? Moram na mesma casa, tem as mesmas coisas, o mesmo pai, mesma mãe, o mesmo tratamento? Se são do mesmo signo com apenas minutos de diferença o que muda tanto?

Uma vez me disseram que iam fazer o mapa astral deles, até por ser um desafio, mas não me mostraram o resultado. O que a astrologia e também os pscológos falem sobre essas diferenças. Sei que cada um é cada um, temos que respeitar suas diferenças, mas sinceramente me pergunto por que parece tão grande. Sei também que essa discussão pode dar pano pra manga, e pode até ir para o lado religioso. Eu particularmente sou católica, mas tenho lá minhas curiosidades. Até por que, quem sabe um esclarecimento pode me ajudar na edução. Então ficam as perguntas para quem quiser esclarecer e ajudar não só a mim, como a outros pais com essas mesmas dúvidas.

9 comentários:

  1. Os fatores externos como educação recebida, meio onde vivem, etc, influenciam bastante. Mas cada ser hmano carrega as suas características inatas, então é a soma desses dois fatores que determinam a personalidade das pessoas.

    Acho importante, embora considere tarefa muito árdua com 4 ao mesmo tempo, observar as características individuais da cada um e explorar o seu potencial. Por exemplo, a criança pode necessitar de mais pulso firme que outra. Outra pode precisar ser estimulada a se expressar.

    É por aí...

    ResponderExcluir
  2. Pois é menina, quatro em casa, deve ser uma tarefa árdua!

    Mas mesmo sendo gêmeos cada um é cada um e viva as diferenças!!

    ResponderExcluir
  3. Faça a numerologia do nome de cada um. o nome também ajuda muito a definir a personalidade.
    Boa sorte.
    Lisiane mãe da Luisa

    ResponderExcluir
  4. entendo bem sua indagação e é também a minha... sou a mais velha de 3 irmãos e, apesar de termos sido criados juntos pela msma mãe, a criação não foi a msm... neste caso, eu fui a cobaia, digamos assim, e os erros comentidos comigo, minha mãe tentou ñ cometer com os outros 2...

    mas no nosso caso, de múltiplos, realmente é + complexo, quer dizer, não tem um "filho teste"... a criação é, pelo menos pra mim, exatamente a msm com os erros e acertos...

    acredito q cada pessoa receba a mesma informação de maneiras diferentes... de acordo a personalidade de cada um... mas, como explicar pra um gêmeo o tratamento diferente com o outro gêmeo, se eles tem a msm idade e, teoricamente, o msm nivel de compreensão da vida ?

    concordo com a Roberta... temos q tentar observar o potencial de cada um e aprimorá-lo... um exemplo: se eu falar com "dengo" pra uma filha, convenço-a do que eu quiser, até a tomar banho frio, rs... já a outra, preciso de uma negociação + séria, sabe... rs... ela não cede aos meus dengos...

    enfim... só sei q é árduo demais com 2... com 4 então... nosso Deus!

    ResponderExcluir
  5. Cada ser humano tem sua personalidade propria e lidar com isso é extremamente difícil, com 4 de uma vedz só é tarefa para poucos !
    Mas tem um lado legal, apesar de dividirem tudo, desde o utero vc já pode perceber a individualidade de cada, quatro serzinhos diferentes e ao mesmo tempo "iguais" por sua concepção.....

    ResponderExcluir
  6. Oi Elis...
    Aqui cada um tem a sua personalidade.
    cada um é bem diferente e tem gostos diferentes...
    E isso dá um trabalhão.
    Também queria o mapa astral dos meus.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  7. Ah, amei o seu blog!!! Tambem sou quadrimãe e tenho que conviver diariamente com tantas pessoinhas tão diferentes, hehehe. Eles tem 3 anos e 4 meses e dão muuuito menos trabalho agora, ufaaa!

    Lendo esses blogs de múltiplos fico com vontade de criar um também, tenho umas coisinhas anotadas em um caderno. Mas eu e o maridão fizemos um acordo para não expor fotos no mundo virtual e um blog sem fotos fica muito chato, né?

    Beijos pra vocês!

    Mariana e a turminha feliz!!!

    ResponderExcluir
  8. Elis/Silvio se vcs forem optar pela numerologia, terei todo prazer em fazer, manda os nome completos e data de nascimento e hora e local pro meu email livialuzete@hotmail.com.
    Se quiser podem mandar o de vcs também. pacote completo!!!!rsrsrssr

    beijaoao todos.

    ResponderExcluir
  9. Silvio

    Cara aqui é o Márcio, não sei se recorda de mim (Porto)

    Foi como eu ja te disse e como ja disseram, ao passo que você esta dando atenção a um, você não esta dando ao outro (você em um outro momento dará ao outro) mas cada educação é uma educação, vocês devem saber melhor que eu que não criam o Bruno, Beatriz, Lucas e Livia da mesma forma, e cada um terá uma personalidade distinta do outro, isso é seguro seguro, mas é isso a grosso modo um responde a um mesmo estimulo de forma distinta ao outro. Tomará que eu tenha ajudado, se estiver muito confso me mandem um e-mail marcioaltisent@hotmail.com.


    Um abraço fraterno

    ResponderExcluir