Páginas

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Mais uma agora: A Bia está com exantema súbito

Ai como mãe sofre, quando não é uma coisa é outra. Após duas semanas com os pequenos resfriados, depois daquelas crises de choro da Livia e dos dentinhos aparecendo em todos. A Bia agora está com este tal de exantema súbido, pois é, ela começou tendo uma febre de 38º e que chegou até 39.4º. No início achavámos que podia ser dos dentes ou da gripe mesmo, mas quando chegou aos 39 fiquei preocupada e ontem a levei a pediatra que olhou a garganta e o ouvido e não tinha nada, pediu uma chapa dos pulmões e só viu um pouquinho de cararro originário da gripe, nada de mais grave, pois nem necessitou medicação específica além de dipirona para baixar a febre, porém ontem no final da tarde notei umas manchinas no pescoço e até na cabeça, achei que era da febre alta que teve. Hoje quando acordou havia muito mais manchinhas, inclusive espelhadas pelo corpo e rosto. Fiquei bem assustada, imaginem mãe de primeira viagem e com mais três para olhar. Liguei logo para a pediatra e expliquei a situação e ela me veio com essa: exantema súbido. Aí meu Deus, o que é isso!Mas ela me acalmou dizendo que não é grave, mas é infectocontagioso, portanto os outros podem pegar, é uma doença viral, benigna que não faz mal nenhum e não tem o que fazer a não ser esperar passar. Difícil né, e se os outros pegarem? Será mais uns três dias de febre e depois as manchinas.
Segue abaixo um pouco do que encontrei na internet, para informa-los:

EXANTEMA SÚBITO

Sinônimos e nomes populares:

roséola infantum, sexta moléstia, febre dos três dias.

O que é?


É uma doença infectocontagiosa que causa febre, de evolução benigna e que afeta crianças de seis a 36 meses.

Como se desenvolve e se adquire?

O exantema súbito é causado por alguns vírus da espécie herpes vírus humano sendo mais freqüente os do tipo 6 e 7.

A transmissão se faz através das secreções orais, em geral de adultos sadios.

Uma vez adquirido o vírus permanece no organismo por toda a vida, embora não cause mais doença, (portador assintomático). O período entre a aquisição do vírus e o surgimento da doença (incubação) varia de 7 a 10 dias.

Como se faz o diagnóstico?

O diagnóstico é essencialmente clínico, sendo baseado na história da doença e no exame clínico do paciente.

O que se sente?

Nos primeiros dias o exame pode ser normal ou levemente alterado, com pequenos gânglios (ínguas) no pescoço e ou na nuca, a garganta pode estar avermelhada e com discreto edema. Com ou sem medicação por volta do terceiro dia surge o exantema eritematoso (pele com lesões avermelhadas levemente elevadas) iniciando no tronco e atingindo posteriormente a face, o pescoço e a raiz das coxas.

A febre cede bruscamente, não retornando. A pele permanece avermelhada por mais dois ou três dias, quando então o eritema desaparece sem deixar marcas.

Como se trata?

A doença é autolimitada e cura-se espontaneamente sem deixar seqüelas. Cerca de 10 a 15% dos pacientes podem apresentar crise convulsiva durante a febre. Por isso raramente é necessário o uso de medicações. Estas se restringem a antitérmicos para a febre.

Como se previne?

Ainda não existe vacina nem medidas preventivas eficazes.

Fonte: Site ABC da saúde

3 comentários:

  1. olá

    minha primeira filha teve a roséola, nossa é horrível mesmo. primeiro a febre, só depois que vem as manchinhas..... mas passa logo. espero que os outros 3 bebes não peguem. beijos

    ResponderExcluir
  2. olá!
    estou seguindo seu blog há um tempo e esse post me chamou atenção pois minha bb teve também... levei na emergência daqui da cidade e o médico, sem nem mesmo olhar pra ela, disse q era virose... aff!! era domingo, liguei pra pediatra e ela falou que era esse exantema. Graças a Deus a outra bb não pegou...
    só precisei dar xarope pra aliviar a coceira, pois ela estava muito irritada... mas, realmente, só pude esperar passar, o que levou 2 dias... enfim...
    essa lida com nossos múltiplos é mesmo de louco! rs

    parabéns pela força!
    beijos!

    www.gemeasmonteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que bom este post informativo, Elis!
    As minhas tiveram uma febre assim em dezembro e uma amiga me alertou que poderia ser o exantema súbido, foi assim que fiquei conhecendo.
    A gente leva cada susto com estes pequenos...
    Saúde p/ vocês 6!!!!

    ResponderExcluir