Páginas

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Vacinas

Hoje foi dia de vacinas. A última dose da Sinagys, e seria também da pneumococos, mas está em falta. Pediram para ligar a partir da semana que vem para ver se chegou. A mocinha me falou que está assim desde o final de junho. Fiquei me perguntando: será que não faz mal passar do tempo? E disse também que o ano passado foi do mesmo jeito, teve falta neste período. Se é justamente o período de maior preocupação devido ao clima, e condições do tempo, o governo não deveria se precaver. Bom mas isso é difícil, né? Me parece que está difícil até para quem está pagando particular, é importada e está em falta mesmo.
Quando estava lá a moça me disse que para a Sinagys iria hoje também uma mãe com trigêmeos, mas ligou pois os bebes estavam começando um resfriadinho e ela não queria sair de casa com eles. Pensem bem, a criança está começando um resfriado, aí que precisa de proteção, ela decide não ir. E o pior, assim como a de pneumo, esta também estava acabando. Uma vacina carísssima e ela desistindo de ir, vai entender, né? Tem cada mãe!

5 comentários:

  1. É... toda mãe faz achando que está fazendo o melhor, né?!?! E cada uma tem uma cabeça.. vai entender?!?!?
    Tomara que a de pneumococos chegue logo...

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Elis....entendo seu desebafo, realmente não poderia faltar vacinas, ainda mais para bebes. Mas fazer o que?? não sei o que o governo pensa, não se pode brincar assim com a saude e vida de milhares de brasileiros. E esse tal de Tamiflu, ninguem tem, ninguem viu, se ficar doente só casos graves é que recebe (um absurdo!!). Com relação a mãe que vc falou, a orientação da secretaria de saúde é que não pode aplicar vacina (principalmente a pneumo) qd se está resfriado. Qd fui dar a ultima dose nos meus tri, o rafa estava com um tosse, mas era mais alergica do que resfiado, a enfermeira não queria aplicar. Tive q esperar um tempão até ela perceber q não era resfriado.

    ResponderExcluir
  3. Mas olhe, eu vejo por outro lado o fato da mae nao querer ter vacinado as crianças. Eu vejo a visao imunologica, talvez a mae dos trigemeos tenha sido orientada dessa forma, espero que nao incomode, eu entendo que vc ficou preocupada com os bebes pensando que eles podebebes iriam ficar doentes sem as vacinas, mas eles também poderiam ficar se as tomassem.

    Os bebes eles tem sistema imunologico imaturo, ainda mais delicado para bebes de gravidez multipla, entao... qnd eles estao sendo amentados por leite materno os bebes recebem da mae anticorpos prontos que vem da mae, isso se chama imunização passiva natural. porem essa imunização eh finita, com o fim da amamentação muito da proteção tb vai embora, por isso se deve começas a imunização artificial tb, muito conhecida como vacinação. essa sim, se mantem por muitas vezes pro resto da vida.

    maaaaaaaas vacinação é uma coisa bem delicada, nao se pode vacinar algumas crianças gripadas, com febre porque elas ja podem estar desenvolvendo um quadro infeccioso e portanto, debilitadas do aspecto imunologico. uma vacina nesse momento poderia ocasionar uma reação vacinal muito exacerbada ou até mesmo provocar a doença na criança, no caso de vacinas que contenham o antigeno atenuado, e nao morto. o que JAMAIS é a função da vacina. espero que tenha dado pra explicar o porque essa mae pode nao ter vacinado as crianças delas, vai ver nem foi desleixo, foi apenas cautela. tendo em vista tb que uma vacina demora um certo pra imunizar a criança totalmente, por exemplo, pra essa gripe agora a vacina de pneumo pouco iria ajudar.

    espero ter esclarecido.
    um abraço, fabiola.

    ResponderExcluir
  4. oi kerida...mamys de livia tb.....
    ai ter 4...deve ser uma bencao neh....
    bjos pn tdssss..
    nah e lih

    ResponderExcluir
  5. Olá Elis, como mãe de múltiplos, concordo com os comentários acima, qualquer bom pediatra contra indica a vacinação em crianças com qualquer indício de quadro de doença, seja ela qual for, até um simples resfriadinho... Portanto a mãe esta corretíssíma em não levar os filhos para serem vacinados. Qto a vacina synagis, caso vc naum saiba qdo os bebês tem direito a serem vacinados a dose deles fica reservada, o governa envia no nome dos bebês e ninguém pode tomar a dose deles.... Tb não consegui a pneumo no Crie, tomara q chegue logo...

    ResponderExcluir